FERRARI: 70 ANOS A CRIAR EMOçõES FORTES

Image01

Foi em 1947 que o primeiro Ferrari ‘puro’, criado e idealizado por Enzo Ferrari, saiu da oficina para dar uma volta na localidade de Maranello. Assim se iniciou uma história de 70 anos que continua hoje e com grande sucesso, como o mais recente triunfo de Sebastian Vettel no GP da Austrália mostrou. Uma história ‘made in Italy’ que deu a volta ao Mundo e que tem adeptos por todos os cantos.

O primeiro Ferrari concebido por Enzo Ferrari – há que notar que o italiano tinha já modelos com o seu escudo, o da Scuderia, ao abrigo do acordo para gerir a equipa oficial da Alfa Romeo na década anterior à Segunda Guerra Mundial – foi o 125 S, com um motor de 12 cilindros. Idealizado por Gioacchino Colombo com o contributo de Giuseppe Busso e Luigi Bazzi, este carro teve a sua estreia em pista dois meses depois, a 11 de maio de 1947, no circuito de Piacenza, com Franco Cortese ao volante.

O carro não chegou ao fim da prova, mas Enzo Ferrari não ficou amargurado. Chamou-lhe um “insucesso prometedor”, apesar da avaria na bomba de combustível quando o carro estava no comando da prova. E com razão: nove dias depois, a 20 de maio, no Grande Prémio de Roma, o primeiro triunfo, pela mão de Cortese.

Aos 70 anos, a marca não dá sinais de abrandamento. No Salão de Genebra apresentou o 812 Superfast, uma vez mais com um motor V12, que resiste apesar das ameaças dos novos tempos de eficiência e ecologia. Mas no topo da marca está o LaFerrari Aperta, um modelo icónico que apresenta novos horizontes com um sistema híbrido capaz de unir um V12 de 800 CV de potência a um motor elétrico de 120 kW para uma potência total de 963 CV. É, também, um herdeiro direto do primeiro superdesportivo da Ferrari, o F40, comissionado ainda por Enzo Ferrari antes da sua morte.

Com esta vertente em plano de evidência, no ano do 70º aniversário, o foco está nas emoções, como atesta o lema escolhido – ‘Driven by Emotion’, algo como um tributo às emoções que a marca causa aos seus adeptos e mesmo a quem não o é.

As celebrações terão o seu ponto alto no fim de semana de 9 e 10 de setembro, em Maranello, onde terão lugar diversas atividades, incluindo um desfile de clássicos da companhia.

04-05-2017

Entre em contato!